terça-feira, 31 de agosto de 2010

Dicas para aumentar a segurança na internet

Confira 5 dicas para aumentar sua segurança na internet

Ao atentar para medidas simples, usuário pode aumentar, e muito, a segurança de transações pela internet e desta forma executá-las sem ter problemas com roubo de senhas ou de indentificadores.
Essas dicas vão desde identificação de páginas piratas até a utilização de biometria no lugar de senhas numéricas!



1 – Identifique páginas falsas
Fique atento às características do site para evitar que páginas falsas armazenem suas informações de login e senha. O endereço dos sites de bancos, por exemplo, devem sempre começar em https://. Além disso, memorize as etapas das principais transações. Em caso de dúvida, não prossiga e ligue para o banco.

2 – Identifique as cores da URL
Ao acessar alguns sites, a barra de endereços (URLs) do navegador se torna colorida. Trata-se de um sistema criado por empresas de segurança e fabricantes de navegadores para identificar sites verdadeiros e falsos. Se a barra ficar verde, o site é verdadeiro; se ficar vermelha, não digite nada, pois o site é falso.

3 – Use as digitais para se identificar
Diversos computadores e periféricos já possuem leitor biométrico integrado. Por meio dele, o usuário armazena os dados para acessar sites e usa apenas a impressão digital de um dos dedos da mão para se identificar. O recurso evita que o usuário digite os dados de identificação e, por isso, o deixa menos vulnerável a ataques e varreduras.

4 – Use uma senha dinâmica
Quem possui um iPhone, pode usar um aplicativo que gera senhas dinâmicas (como tokens) para assegurar o login em mais de 200 sites. Depois de configurá-lo, o usuário terá que digitar o login, senha e a senha temporária, gerada pelo aplicativo, todas as vezes que acessar o site.

5 – Atualize o antivírus e o firewall
Não custa lembrar que, além de seguir as dicas acima, é preciso manter os sistemas de antivírus e de firewall atualizados. Eles barram diversos ataques que podem roubar informações do usuário e fraudar, por exemplo, transações bancárias.

(Extraído do IG Tecnologia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário